domingo, 18 de julho de 2010

Homenageamos o Cambriaçu - Centropomus -Por Aroaldo

Centropomus é um gênero de peixes da família Centropomidae. Cujas espécies são diferenciadas pelo número de escamas da linha lateral e de espinhos na nadadeira anal. Existem doze espécies de Centropomus, sendo que as cinco primeiras ocorrem no Brasil. Muitas espécies são conhecidas popularmente como Robalo.

    * Centropomus undecimalis
    * Centropomus mexicanus
    * Centropomus paralellus
    * Centropomus pectinatus
    * Centropomus ensiferus
    * Centropomus poeyi
    * Centropomus armatus
    * Centropomus medius
    * Centropomus nigrescens
    * Centropomus robalito
    * Centropomus unionensis
    * Centropomus viridis

O Centropomus undecimalis tem os nomes diferentes ao longo da costa brasileira. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, são chamados de robalo flexa ou robalão. Entre o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia, têm o nome de furão, por furar as redes e tarrafas. Na Bahia, é conhecido como flexa ou rubalo. E do norte da Bahia até o Oiapoque, é conhecido como camorim açu, camurim açu ou camury açu.

As demais espécies têm ainda outros nomes conforme a região. Na região Sul e Sudeste do Brasil são chamados de robalo peva. Na Bahia, ele é conhecido como rubalo ou barriga mole. Do norte da Bahia até o Oiapoque, ganha os nomes de camorim, camurim, ou camury.
oloração : Dorso cinza com tonalidades esverdeadas, flancos prateados e ventre mais claro. Linha lateral escurecida e bem evidente. Nadadeiras enegrecidas ou amareladas. Focinho mais claro.
Características : Corpo alongado e um pouco comprimido lateralmente. Focinho afilado e pontudo. Boca grande com a ponta da maxila inferior ultrapassando a ponta superior. Olhos relativamente pequenos. A ponta da pélvica nunca alcança o ânus em espécimes maiores do que 12 cm de comprimento total. O segundo espinho da anal é bem mais grosso do que os demais. Alinha lateral estende-se pela caudal. O numero de escamas na fileira acima da linha lateral é de 70 a 73.
Ocorrências : Nas águas tropicais da costa americana do Atlântico. No Brasil, ocorrem em quase todo o litoral, sendo mais raros no Sul.
Habitat : Nectônicos demersais costeiros de águas rasas, habitam as baías, enseadas, estuários e lagoas salobras. Nas épocas de desova, penetram em água doce ou de baixa salinidade e utilizam esses locais como berçário.
Hábitos : São encontrados solitários ou em pequenos grupos. Apreciam os lugares calmos e sombreados com fundo de areia e as águas um pouco turvas. Normalmente, permanecem a meia-água, tendendo mais para o fundo, e possuem o costume de apegar-se aos locais de sua preferência - é muito comum vê-los todos os dias no mesmo horário e local. Alimentam-se de camarões, siris, caranguejos e pequenos peixes.

Outros Nomes Vulgares : Cambriaçu, Camburiaçu, Camorim, Robalão, Robalo-branco.
Fonte de Consulta : Szpilman, Marcelo - Peixes Marinhos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário